sábado, 4 de dezembro de 2010

O jovem do século XXI

O jovem da geração em que vivemos é otimista, cooperativo, engajado, crítico, acostumado com a renovação tecnológica, questionador, inquieto e consumista. Ele é bem informado e tem medo da AIDS, e sabe como se preservar para não engravidar. Esse é o lado positivo dos jovens do século XXI. Porém o jovem deste século gosta de consumir aquilo que a mídia apresenta por meio de suas propagandas. São tênis, relógios, celulares, roupas e etc.




Outros gostam de consumir aquilo que lhes faz mal, como por exemplo, as drogas e o ácool. A maioria são desempregados e dependem dos pais para satisfazer esse consumo.


O grande problema do século XXI é que a maioria dos jovens são de origem pobre e os pais mal ganham para a sobrevivência deles. É aí onde mora o perigo, pois na ânsia de ter e incentivados pelos meios de comunicação que os incentivam a comprar, eles podem enveredar pelo caminho do crime o qual muitas vezes, é como o caminho das drogas, ou seja, um caminho sem volta. E nesse caminho atualmente, se encontram milhares de jovens brasileiros.


O jovem do século XXI criou a “internetês” - simplificação da escrita para conversar via internet. Essa linguagem utilizada nos bate-papos online não prejudica a escrita culta da língua portugues, desde que seja usada com bom senso e que o usuário não confunda o internetês com o português.


 Os adolescentes deste século devem tomar cuidado ao fazer suas escolhas, ao traçar seus caminhos. Hoje, há muitos valores que se encontram invertidos: Quem não usa drogas pode ficar fora de uma turma de “amigos” por ser tachado de careta; Quem é esforçado demais na escola, é chamado de nerd, e pode sofrer bullyng por conta disso; Muitos jovens perdem a virgindade antes de estarem preparados, somente para sair da tribo dos inexperientes.


É preciso parar e pensar no que se tem feito para ser melhor, para ser diferente e, para que isso aconteça, o caminho está no desenvolvimento do jovem e na sua preparação e compromisso com a qualidade. Então, é preciso jovens com um perfil diferente, que não se conformem com aquilo que é mal feito, que não se intimidem perante os problemas e crises, que se utilize de humildade e não se deixe enganar pelas falsas promessas de vida, sabendo escolher o caminho certo para suas vidas.