sábado, 4 de dezembro de 2010

Desigualdades sociais

A pobreza é resultado da desigualdade social, que é fruto do nosso sistema econômico. Esse tal sistema contribui para o abismo social, que separa os pobres dos ricos. Como diz a música, “e o pobre cada vez fica mais pobre, e o rico cada vez fica mais rico, e o motivo todo mundo já conhece, o de cima sobe e o de baixo desce”.



O curta Ilha das Flores mostra a trajetória de um tomate, desde a sua produção até a etapa final, que são os moradores da Ilha das Flores. É um exemplo de como um ser humano é diferenciado de outro pela classe social que possui, sendo que os seres da mesma espécie deveriam ser todos iguais. Enquanto um goza do sabor do tomate em um tempero, uma macarronada ou em uma salada, outrem tem o fruto como um tesouro achado no meio do resto dos porcos.

O novo milênio trouxe ainda mais miséria, desigualdade, doenças e violência entre as pessoas e contra o meio ambiente. Principalmente as regiões menos desenvolvidas convivem com problemas graves como: dificuldades de acesso à educação, altas taxas de mortalidade infantil e precariedade do atendimento área da saúde.


Tudo isso deixa evidente que está na hora de repensar as políticas e elaborar uma nova visão de futuro para a humanidade. Seria bom começarmos pela história de cada um fazer sua parte. Ajude uma pessoa a ficar menos pobre, dê-lhe educação e comida, arregace as mangas e ajude-o. Será menos um pobre no mundo, imagine se todos fizessem o mesmo?! E agora vem a parte fundamental: Que os nossos governantes que são eleitos por esse mesmo povo parem de pensar somente neles, parem de usar dinheiro público para beneficio próprio, usem todo esse dinheiro onde ele deve ser usado realmente, e criem uma distribuição de renda justa, investindo na educação e saúde.